terça-feira, fevereiro 13

20 anos. tanto tempo e tudo mudou tão pouco...

quando me disseram que já passaram 20 anos, não consegui acreditar. foi ontem, a última vez que passei lá por casa, em Azeitão, já as palavras custavam a sair, aprisionadas entre uns pulmões que já não respondiam e uma mascara de oxigénio incomodativa, as palavras, pensamentos aprisionados num corpo que já não correspondia ao cerebro sempre activo e demasiado lucido.
nunca me esqueci daquela conversa, a ultima, a de ontem, em que agonizavas e no entanto tinhas as forças suficientes para chamar os vampiros pelos nomes, esses filhos da puta que te tinham esquecido e não te ajudaram, esses..., os que vieram chorar a tua morte e reclamar como sua a tua vida. tu sabias. bem o disseste, com o muito esforço que fazias para falar "vais ver, quando eu morrer, os vampiros vão andar todos a dizer que fui um grande homem e a lamentar a minha morte", e assim foi.
muitos outros te choraram. gente que de ti apenas conhecia a palavra e é quanto baste para conheçer o homem.
o destino tem destas ironias. só agora, fevereiro de 2007, se vai finalmente despenalizar o aborto. luta de muitas mulheres e homens, luta de muitas que não sobreviveram aos carniceiros. finalmente.
eu sei que parece anedota de carnaval, afinal apenas uma semana separa estes 2 eventos.
mas eu, eu sei de que lado da luta estou e sempre estive, sei quais as batalhas que há para vencer, apesar desta guerra não ter resolução à vista.
e tambem sei onde estive à 25 anos atras, num domingo de Carnaval.

Alvito, 1982

0 vá, diz lá...:

Enviar um comentário

<< Home